Burocratização do sistema público




Depois desse período de Home Office, estava até com saudades das dores de cabeça por se estressar para conseguir garantir na esfera extrajudicial um direito do cliente. Hoje derramei muito suor rsrsrs.

Não é fácil exercer a advocacia nesse período de pandemia, principalmente quando se referimos a conseguir declaração e certidões nos órgãos públicos.
Infelizmente prazos estão rolando a solta, não aguardam a pandemia findar.

A responsabilidade de nós advogados perante este contexto é crucial.

Por mais que o poder público esteja engajado em trabalhar para o isolamento acontecer, alguns direitos estão sendo violados, e lutarmos para que isto não prejudique nossos clientes é fundamental.

Aquilo que antes se conseguia em 15 ou no máximo 30 minutos, hoje, temos que lutar para conseguirmos inicialmente sermos atendidos, alguns setores foram totalmente fechados, outros, servidores estão trabalhando, mais nem por e-mail fazem atendimentos, e aí que rola o estresse, pois agora a simplicidade foi ainda mais burocratizada, chegando como no caso concreto, de perder 3hs para conseguir ser atendido, e após, finalizar o requerimento para poder conseguir uma declaração de uma página.

A precariedade é enaltecida.

A falta de competência de alguns gestores para comandar o sistema Home Office é inacreditável. O fechamento de alguns setores de ante da tecnologia que nos rodeia é injustificável, e vai deixando acontecer o faz de conta de alguns “líderes“ que não conseguem raciocinar para solucionar problemas básicos da burocracia.

Falo gestores, pois eles estão na linha de frente do setor a qual é pago para trabalhar, e sim, eles devem liderar sua equipe e fazer o negócio funcionar. Mas por isso que somos contratados, né? Pois se o cidadão comum não consegue, cabe então a nós lutarmos por ele 😉

Autora: Jamily Wenceslau, advogada inscrita na OAB/AC 4748.

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